Lançamento do Filme Projeto Alpha

Produtores de Nova Serrana Lança a primeira película brasileira filmada em Chroma key

Rodrigo Bessa (De  Nova Serrana)

No início do mês de maio foi lançado o filme brasileiro `Projeto Alpha´, dirigido por Enimar  Rabelo e produzido na cidade de Nova Serrana. A película é chancela pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o que possibilitou trabalhar com orçamento de produção. Em contrapartida, em virtude das normas constantes do projeto cultural, coube os produtores disponibilizarem a projeção do filme para alunos da rede pública de ensino por um mês, para então ser colocado em circuito comercial, o que acontece a partir dessa semana.

a

O que iniciou como aventura de adolescentes com vontade de se expressarem através do cinema, se tornou compromisso profissional. Hoje, responsáveis da produtora H&E, Halley Rodrigues e Enimar Rabelo, tem vários projetos sendo produzidos para cinema e televisão.

Ao assistir o filme 'Projeto Alpha´, o público ficará surpreso com a qualidades dos efeitos especiais que não deixa a desejar do cinema produzido em Hollywood. O filme é uma refilmagem de um trabalho anterior sem verba realizado pelos mesmos produtores. A grande diferença entre os dois matérias está na produção, efeitos especiais e, principalmente no elenco, com atores mais velhos e experientes.

Foto: Divulgação

a

Os produtores e elenco do filme

O roteiro de ficção cientifica chama atenção ao apresentar a criação de uma mutante heroína através de um impacto de um asteroide com o planeta terra, onde foi localizado DNA alienígenas. A ação é recheada de aventuras, artes marciais e muito sangue na tela quando a criatura do projeto Alpha foge do laboratório e vai para as ruas, local onde ela encontra amigos e vivencia o seu primeiro romance com um ser humano. Com um final surpreendente, a personagem vence os vilões sendo obrigado abandonar a sua nova família para preservar a vida de quem ela ama.

De acordo com o criador dos efeitos especiais, Halley Rodrigues, esse trabalho é o primeiro filme brasileiro gravado totalmente em 'Chroma Key´.

- Essa é uma técnica de filmagem em estúdio com fundo verde onde o cenário é inserido na fase de montagem através de computação gráfica. Além disso, também na fase de edição foram colocados efeitos que possibilitam assistir o filme em 3D, ou seja, em três dimensões com óculos apropriados - revela Halley.

Foto: Divulgação

a

Efeitos especiais - o roteiro é todo filmado em Chroma Key

Enimar  Rabelo, diretor do filme,  conta que o projeto foi produzido durante um ano após aprovação do projeto na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

- A grande dificuldade durante o processo de produção foi explicar aos patrocinadores que apoiassem o filme a partir do desconto no ICMS. Pois, muitos dos empresários que visitamos não compreendiam como funciona o tramite da lei. Alguns até se manifestaram receio de auditória fiscal. O principal motivo desse filme ter sido filmado em Chroma, foi porque o nosso orçamento final não daria para criar todos os cenários que o roteiro pedia. Então optamos pelo virtual, que resultou em muito trabalho, porém era o recurso mais barato. Nossos próximos projetos são várias séries para televisão, gravado no estilo americano. Alias, estamos em negociação com algumas emissoras, entre elas, já começamos a gravar as histórias dos milagres e vida do Padre Libério que em breve será lançado na televisão - conclui.