Preview Verão 2013

Peças inspiradas na década 1920 e formas geométricas são as principais tendências

Rodrigo Bessa

O colunista social do Jornal Agora, Giovani Lima, em parceira com a empresa Diagonal Tecidos, realizou na última quinta-feira no espaço Paulinelli Buffet, um workshop e desfile com modelos Agência Oficina da Moda apresentaram as tendências do Verão 2013. O evento teve como finalidade mostrar para os empresários do setor confeccionista as principais cores, estampas e estilos que estarão em evidência na estação mais quente do ano.

As coleções primavera-verão serão inspiradas nos anos 1920 e anos 1950, estampas florais, listras, print total e geométricos são destaques nos tecidos das peças. Com referência na década de 1920, vestidos brilhantes e cheios e molejo e um pouco de geometria em cores vivas, seja ela assinada ou importada da África. Modelagem com cintura baixa, plissados, babados grandes em camada e decorativos, com brilhos e transparências. A estampa colorida contraposta às áreas lias. Nas partes superiores, ainda que os cortes sejam secos, é levado à estampa localizada.

Foto: Christyam de Lima

a

Anos 1920

Elianna Cunha, designer da Território Nacional, revela que a sua coleção vem com peças sofisticadas e casuais.

- Aposto nas cores clássicas, tons pastel e combinação preto e branco. Estampas com listrado, florais e geométricas aparecem em peças sofisticadas e casuais. Algumas peças inspiradas na década de 1920 aparecem com franjas e modelagens que fazem referência a esse período. Também já estamos trabalhando na coleção festa que será lançada para o final do ano - comenta Elianna.

Foto: Christyam de Lima

a

Peças Florais e Formas Geométricas

Carla Alves, empresária da marca Kilômetro Quadrado, afirma que irá desenvolver a coleção com peças florais e formas geométricas.

- Os florais estarão presentes nas peças casuais e com evidencia um visual retrô. Algumas estampas geométricas criam contrastes e efeitos ópticos. Essas estampas que misturam referências proporcionam certa diferenciação, principalmente quando em cores mais claras, tons pastel, que contrastam com cores vibrantes e escuras - expõe Carla.

Foto: Christyam de Lima

a

Print Total

Helo Morais, publicitária e designer, diz que a sua coleção vêm muitas peças estampas.

- Aposto na mistura de estampas que acredito que é a grande ousadia do próximo verão. Um mix de animal print e tié-dye, renda com figuras e diferente elementos na mesma peça. Destaque para a mistura entre texturas dos tecidos. A minha coleção será uma variação entre os étnicos aos florais - conta Helo.

A designer Juliana Faria é da opinião que todas as referências e estilos apresentados no desfile vão aparecer de alguma forma nas coleções de verão.

- Acredito que tanto as modelagens inspiradas nas décadas de 1920 e 1950, quanto às estampas gráficas, florais, listras, poás e geométricos mostram toda a diversidade do verão. Com relação  à cartela de cores, aposto em tons vibrantes e nos tons pastel. Acredito também nos tecidos leves, porém com visual rústico, transparência, rendas delicadas com motivos orgânicos e malharia - arremata.

Fotos: Christyam de Lima

a


a