Manifestação artística

Pinturas em mural ao vivo, desfile e show de banda aconteceram no intervalo das aulas

Rodrigo Bessa

No dia 08 de outubro, durante o intervalo das aulas na Faced, alunos e professores do Curso Superior de Design de Moda provocaram mais uma vez com o tema Moda e Arte. O evento é um projeto interdisciplinar com ações centradas na integração do corpo docente e discente da instituição. Além do desfile realizado com produtos conceituais, os alunos produziram pinturas em mural ao som da banda de rock alternativo N.A.D.A.

Segunda a professora de Fotografia de Moda, Arilda Drummond, o mais importante além da manifestação artística, é o aprendizado adquirido nesta experiência.

- Acho muito importante este movimento, principalmente por causa do aprendizado que os alunos vão adquirindo com esta manifestação. Eles puderam aproveitar este momento para explorar a criatividade, como por exemplo, foi o caso do mural pintado ao vivo. É o momento que todos têm a oportunidade de fazer arte e expandir o lado criativo – relata Arilda.

a

O aluno e designer, Eustáquio Rodrigues de Almeida, diz que o interessante deste evento é a divulgação dos trabalhos acadêmicos.

- Acho que deveria acontecer mais vezes este tipo de evento aqui na faculdade, pois divulga os nossos trabalhos. Nos alunos, sentimos gratificados pelo esforço e pesquisa realizados em sala de aula quando participamos destes projetos. Pois, esclarecer para as pessoas, o que é um produto produzido com conceito, identidade e direcionamento – expõe Eustáquio.

Outro aluno do curso, Luis Fernando Silva, afirma que o evento cria a possibilidade de ver na prática à reação das pessoas com relação aos produtos.

- Achei bacana o evento, pois dá a oportunidade de nós alunos apresentamos para o público da faculdade as nossas criações. O curso tem que ter mais manifestações artísticas como esta, pois vivenciamos na prática como o mercado enxerga os nossos produtos – argumenta Luis Fernando.

a

O designer idealizador da performance Entrelinhas e professor do curso, Marcelo, diz que a idéia é realizar periodicamente dentro do espaço da faculdade e também para a sociedade eventos como este.

-  A coordenadora do curso Cristiane Victer, me procurou com a proposta de interagir nos tapumes onde estão sendo construído os elevadores da faculdade. A partir daí, tivemos a idéia de envolver os alunos e professores nesta performance de forma interativa, ou seja, cada um trabalhando na sua área. Alguns participantes organizaram desfile e fotografia de moda, outros contribuíram na pintura ao vivo do mural, enquanto a banda fazia o seu show no intervalo das aulas. A finalidade deste evento é fazer com que o público conheça como é o trabalho de um designer. A intenção é que este evento aconteça mais vezes dentro da intuição e também em outros lugares onde possamos fazer manifestações artísticas – conclui.

am 


Manifestão Artística realizada pelos professores e alunos do Curso Superior de Design de Moda da FACED