Novos designers de moda apresentam coleções

Formandos criam produtos inovadores que exploram de ecologia a Lady Gaga

Rodrigo Bessa

Realizadas nos dias 22 e 23 de novembro de 2010, no auditório da Faced, as defesas de trabalhos de conclusão de curso - TCCs - na área de Design de Moda, alunos do 8º período apresentaram monografias e coleções inspiradas em temas contemporâneos. Os professores convidados analisaram os produtos dos novos profissionais que se inserem no mercado.

                                                                                                                                                                                            Foto: Cristiane Silva

q

As alunas Ana Paula Braga Moreira e Viviane Henriques de Freitas Lima fizeram um estudo de caso sobre o mercado de jeans em Divinópolis. Segundo elas, a maioria das confecções desconhece os trabalhos ecológicos produzidos com resíduos industriais.

- Os resíduos sólidos não são monitorados, nem em quantidade gerada e nem em destino. Os empresários sabem apenas que parte é doada e parte é descartada para coleta urbana. A maioria desconhece sobre trabalhos ecologicamente corretos feitos com resíduo do jeans, como por exemplo, a confecção das placas de revestimento ultratouch (manta usada em revestimento de construções) - afirmam as alunas.

Ritmos inteligentes

Iara Pereira Alves e Juliana Faria Silva, outra dupla que desenvolveu o trabalho sobre sustentabilidade e moda, propõem a aplicação dos princípios do design ecologicamente correto na indústria.

- No  intuito de contribuir para promover e ampliar o conhecimento de práticas inteligentes e sustentáveis, que estimulem a adoção e implantação de sistema de produção ecologicamente corretos pelas indústrias, o propósito foi desenvolver uma coleção de moda cujos ritmos inteligentes da natureza, representados pelo cerrado brasileiro, são as principais fontes de inspiração - expõem Iara e Juliana.

Eliana Aparecida Cunha e Luciene Alves Pereira apresentaram uma coleção sobre as gueixas e mostram, através de estudo de caso, que estes ícones do Oriente são fontes de inspiração para a moda ocidental.

- As influências nas criações da moda após o surgimento dos designers japoneses no ocidente nos anos 1980 são inúmeras e não param de crescer a cada nova estação. Como nas coleções de John Galliano, Erika Ikezili, Walter Rodrigues e Gustavo Lins. Cada um com seu estilo, a partir de uma referência imensamente rica nos aspectos simbólicos orientais - argumentam.

Consumo e moda

Caroline Aparecida Nicácio e Daiane Helena Silva Santos apresentaram um estudo de caso em que a televisão tem influência sobre a criança com relação ao consumo de moda.

- As crianças perderam um dos espaços de lazer, que era a rua, devido aos avanços tecnológicos e à violência urbana, e passaram a ficar dentro de casa. Muitos pais, com os afazeres diários, utilizam a televisão como forma de distração para os filhos. O que muitos não sabem é que, assim como nas ruas, a TV, se não administrada de forma correta, pode levar à violência, ao consumo desenfreado e à erotização da criança, isso dentro de casa - relata a dupla.

Ana Paula Pagotto e Willian Henrique Teixeira desenvolveram uma pesquisa a partir da história da ilustração de moda e chegaram à conclusão de que tanto o trabalho manual quanto os aplicados às novas tecnologias são importantes para o mercado de moda.

- Com as tecnologias atuais, é possível fazer qualquer tipo de ilustração, e esta é uma das maneiras de se comunicar, muitas vezes dispensado o texto e transmitindo a ideia de forma direta e breve. No mercado, é importante destacar que o trabalho manual, ou seja, a ilustração produzida pelo artista, é valorizada, assim como agrega valores com os programas de computadores - disseram os pesquisadores.

                                                                                                                            Foto: Cristiane Silva

Lady Gaga

Um dos trabalhos que mais chamou a atenção dos professores e público, foi da dupla João Dornelo Calazans e Lucas Lopes, devido à performance artística. Os alunos apresentaram produtos desenvolvidos a partir do ícone da música Lady Gaga.

- A cantora Lady Gaga, fenômeno pop do momento, bate recordes de público, de acessos em sites e vendas de álbuns e é dona de um estilo autêntico e inovador que vem influenciando o comportamento de moda dos jovens, a partir de um recorte nos grupos fashionistas e gays. Sob esta influência, a indústria da moda precisa ficar atenta ao estilo da cantora e observar seus looks - concluem.

                                                                                                                                           Foto: Cristiane Silva