Uniforme deve se adequar ao estilo da empresa

Homens devem ficar atentos às tendências para compor o vestuário de trabalho

Rodrigo Bessa

Para cada ambiente de trabalho existe um estilo que tem a ver com a filosofia da empresa. É necessário analisar o cargo e a função antes de decidir qual o melhor uniforme para o dia a dia profissional. O traje pode ser formal ou informal e depende das exigências de cada empreendimento.

Para ambientes que não exigem uso de terno e gravata, o ideal é compor um visual adequado à função. Nestes locais, o uso de camisa esporte, calça de brim ou jeans e o tênis são mais indicados. Porém, em alguns locais, o uso do terno é figurino obrigatório.

Segundo a vendedora da loja Phillipi Drumont, Fabiana Ribeiro Alves, a escolha do uniforme profissional implica em observar as tendências.

- Hoje, o estilo mais procurado é o terno de corte italiano com o paletó de três botões, pois dá a impressão de alongar a silhueta. Preto, grafite, cinza claro e verde-musgo são as cores mais vendidas. Se escolher uma camisa branca, por exemplo, a liberdade fica por conta da gravata, que deve ser ajustada na altura do cinto. As mais finas na largura, conhecidas como gravatas slim fit, são as mais procuradas nesta estação. Porém, se a camisa é colorida, o ideal é combinar com a cor da gravata -comenta Fabiana.

                                                    Foto: Divulgação

a

Estampas como xadrez e listrados fazem sucesso nesta estação

Estampas

A vendedora Iara Aparecida Pinto, da loja Seabra Center, diz que algumas estampas fazem mais sucesso nesta estação para o estilo informal.

- Para homens que preferem roupa mais despojada, o ideal é escolher listras e xadrez, tendências fortes nesta estação. As modelagens de camisas variam conforme o gosto masculino, entre social, polo, gola V e gola careca com quadro botões - relata Iara.

Danúbia Cristiane dos Santos, vendedora da Phillipi Drumont, listou as cores da estação.

- Lilás é a cor mais vendida aqui na loja, pois é uma peça curinga, combina fácil com outras cores. Camisa azul, rosa, cinza, branca, palha e verde também são procuradas -afirma Danúbia.

Calçados

O gerente dos vendedores da loja Reivax, Fernando Gontijo, afirma que o calçado é a peça-chave para completar o look.

- Sapatos de bico fino quadrado na ponta são o estilo mais procurado. Alguns preferem o tradicional, ou seja, sapatos de bico redondo. A cor marrom é campeã de vendas, porém, para usar com terno, a preto é a mais vendida. Para quem trabalha de jeans e camiseta, o sapatênis e o tênis são indicados principalmente pela praticidade e o conforto - conclui.

                                                    Foto: Divulgação

a

O calçado é a peça-chave para completar o look profissional