Pólo confeccionista de Divinópolis vem com Semana de Moda

Sinvesd e shoppings lançam coleções de outono/inverno 2011

Rodrigo Bessa

Divinópolis é reconhecida como uma das mais importantes cidades do estado de Minas Gerais no desenvolvimento do setor confeccionista por concentrar cerca de 1.200 indústrias na cadeia produtiva. O pólo gera aproximadamente 20 mil empregos entre diretos e indiretos, e movimenta mais de 450 milhões de reais anualmente.

De acordo com dados levantados em 2009 pelo IEMI - Instituto de Estudos e Marketing Industrial - contratado pelo SINVESD (Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis), através da direção de Antônio Rodrigues Filho, constatou que 90% das empresas de confecção divinopolitanas são efetivamente produtoras e desenvolvem suas próprias coleções; 56% têm estilistas próprios e 69% modelistas. No geral, são três lançamentos ao ano de coleção, segundo a média pesquisada nas empresas.

O sindicado aposta em novas ações para o setor confeccionista e em parceira com Fiemg e Sebrae, está fazendo com que o pólo seja reconhecido fora daqui, através da participação das marcas em eventos de moda em Divinópolis e outros como Fashion Rio e Minas Trend Preview.

Por essa razão, o sindicato investe na terceira edição do Fashion Show, desfiles de lançamentos de coleções que serão realizados no Estrela do Oeste Clube – sede campestre, dia 15 de março de 2011. O local será coberto com completa infra-estrutura de um evento de moda e arquibancadas com cadeiras para a comodidade dos convidados.

a

A noite será marcada com performances temáticas, a exemplo dos grandes desfiles internacionais onde as empresas participantes apresentaram suas coleções “Inverno 2011”. A produção do evento é de Fabrício Brito, Patrícia Gonçalves, Rodrigo Bessa e Agência Oficina da Moda.

A equipe do sindicato acredita em um evento diferenciado, que visa facilitar a comunicação e a aproximação das empresas participantes com seus clientes e demais públicos de interesse. Além disso, o espaço incentiva a cultura, a moda e as artes, com participação da banda Lex Luttor no palco e modelos de Divinópolis e Belo Horizonte na passarela de 30 metros.

No Divishop acontecerá outro evento paralelo ao Fashion Show 2011, com desfiles no horário comercial, dias 15 e 16 de março. A intenção é unificar os lançamentos de coleções e atrai mais clientes atacadistas para a cidade.

O JK Shopping, Oeste Center Shopping e o Planeta Center Shop também vão produzir desfiles como estratégia de marketing para atrai novos compradores. Segunda a administração destes empreendimentos, a intenção é realizar lançamentos de coleções de inverno 2011 nas primeiras semanas do mês de abril, após a produção do evento Fashion Show.

                                                                                                                                 Foto: Mateus Dias

Cenário do Fashion Show 2010