Carismática, Luka confessa com humor trauma do nome

A cantora fala sobre "Love is free" e a opinião do público no show realizado na Lux Lounge

Rodrigo Bessa

A cantora Luka se apresentou na Lux Lounge, e segundo a opinião do público, foi um dos melhores shows realizados na casa noturna. Gaúcha, mesmo antes de fazer sucesso no Brasil e exterior, Luciana Karina já cantava em bares na capital do Rio Grande do Sul. Sua história mudou em 2002 quando participou do programa 'Fama' da Rede Globo e foi morar no Rio de Janeiro.

Em entrevista, Luka fala sobre o seu nome artístico.

- O meu nome artístico era um segredo de estado, um trauma de infância. Achei que nunca iria contar para ninguém. Depois desta entrevista, todo o Brasil vai saber. Meu nome é Luciana Karina, porque meu pai queria o primeiro nome e a minha mãe o segundo. Daí, eles colocaram essa belezura de combinação, e por isso, o nome artístico veio por conta das inicias dos meus dois primeiros nomes.

Foto: Cristiane Silva

a

Luka confessa com humor o trauma do nome

Sucesso

A carreira nacional só aconteceu um ano depois de participar e ser eliminada do programa 'Fama' e em 2003 a sua música 'Tô nem aí' do seu primeiro álbum, fez parte da trilha sonora da novela 'Malhação'. A canção foi sucesso nas emissoras de rádio e pistas de dança de todo o país daquele ano.

- Quando fui eliminada, aprendi que não existe um só caminho, mas vários, alguns atalhos, talvez outros mais longos e outros aparentemente mais difíceis. Eu escolhi o que me levou mais longe. Confesso que eu não esperava nada, deixei o barco correr, fui morar no Rio de Janeiro, gravei um CD. Na época, eu era recepcionista, a música veio numa proporção gigantesca, como uma onda, um tsunami. Acho que essa canção tem um encanto, pois percorri o mundo com este trabalho. O sucesso também chegou à Europa, onde participei de vários festivais de música na Itália, Espanha, Alemanha e Portugal. O interessante é que eu cantava tudo em português, isso foi gratificante para a minha carreira - conta Luka.

Foto: Cristiane Silva

a

Reconhecimento

O cantor Rodrigo Gomes que foi à casa noturna só para conferir o trabalho de Luka garante que ela surpreendeu.

- Achei o show fantástico. Ela canta muito bem em português e também em outros idiomas. Sem falar que é extremamente afinada com um repertório animado e tem presença de palco - sintetiza.

A coordenadora do núcleo de pós-graduação da FACED, Cintia de Oliveira Teixeira, conta que ficou admirada com a presença de palco da cantora.

- Impressionante a sua presença de palco. Percebi também uma relação amistosa da Luka com seu público local com um entusiasmo que contagiou mesmo àqueles que não conheciam o seu repertório. Foi uma surpresa positiva e comprimento os produtores da Lux Lounge pelo ecletismo dos cantores que são apresentados na casa mais "fashion" da cidade. - afirma.

O universitário Marco Túlio Bibiano considera que foi o melhor show já realizado na Lux Lounge.

- Eu gostei demais, pois ela surpreendeu todo mundo com o repertório. A Luka canta, além dos seus sucessos, músicas internacionais que vão de Shakira a Alanis Morissette - explica.

o sócio-proprietário da Lux Lounge, o artista Sávio Fernatti, disse que também ficou impressionado com o talento musical da cantora.

- Realmente ela canta muito bem, e eu posso falar, pois conheço muitos artistas no cenário da música brasileira. A proposta da casa é trazer bandas e artistas renomados. Por isso, estamos sempre investindo nestas atrações para o público de Divinópolis e região - comenta Sávio.

Projetos

Para 2011, Luka vem com o seu novo single 'Love is free' e se prepara para gravar o primeiro DVD ao vivo.

- Este novo single com refrão em inglês é porque acredito que a musica é universal. A gente precisa se comunicar através da canção. Eu não pretendo nada, eu só lanço música. Na época do sucesso do 'Tô nem aí', eu era de uma gravadora de selo independente, pretendíamos lançar apenas mil cópias e acabou vendendo quase um milhão. A gente não tem como projetar o sucesso. Agora, por exemplo, vou lançar uma música, talvez ela não pegue, ou às vezes, outra que você lança, acontece sem você esperar. É uma coisa que está além da nossa capacidade. Se todo mundo soubesse a fórmula do sucesso, com certeza seria mais fácil - conclui Luka.

Foto: Cristiane Silva

a

Luka afirma que não existe fórmula para fazer sucesso