Expô Noivas e Festas apresenta tendências para casamento

Vestido da princesa Kate Middleton dividi opiniões 

Rodrigo Bessa de São Paulo

A Expô Noivas e Festas, o maior evento do setor no Brasil, realizado em São Paulo entre 28 de abril e 1º de maio, reuniu mais de 180 empresas especializadas em casamento. O público conferiu as principais tendências do segmento e desfiles que destacaram as modelagens, tecidos e produção de noivas. Devido ao casamento do príncipe William com Kate Middleton, as candidatas a subir ao altar neste ano procuram réplicas do vestido.

O vestido de noiva de Kate Middleton, criado e confeccionado pela designer Sarah Burton, diretora criativa da grife Alexander McQueen, não agradou a todos. Segundo a modista da marca Yasue Noivas, Kelly Correia, a nova princesa da Inglaterra se casou com um estilo simples demais.

- A crítica sobre o vestido do casamento real não tem sido das melhores. Como eu e a maioria dos brasileiros, esperávamos algo mais glamoroso. A princesa se casou simples demais. Kate não colocou os pés realmente na realeza, o vestido a deixou do jeito que já era: muito simples - opina Kelly.

Foto: Divulgação

a

Vestido da princesa foi assinado pela designer Sarah Burton

A princesa usou um vestido longo, branco, de mangas rendadas, que deixa entrever os ombros e conta com uma cauda de 2,11 metros. Sob o véu, ela usou uma tiara de diamantes e pequenas pérolas de 1936 emprestada pela rainha Elizabeth II e dois delicados brincos de brilhantes.

O estilista da marca Pedrinho Fernandes, Marcos Lima, afirma que a noiva não inovou em nada, porém ditou moda.

- A escolha do vestido foi politicamente correta, pois é uma releitura dos anos 1990 e já vendi muito aquele estilo que traz o romântico da noiva. Com relação às tendências, o bordado continua em alta e principalmente a renda, devido ao casamento real. A modelagem tomara-que-caia não saiu de moda nos últimos oito anos. Espero que agora, com o casamento real, as mangas e um ombro mais comportado sejam as principais tendências - comenta Marcos.

Foto: Rodrigo Bessa

a

O estilista Rafael Fonseca, da Gata's Noivas, diz que a escolha do vestido do casamento foi perfeita e que as futuras noivas procuram por modelos parecidos.

- O casamento real não ditou a renda, pois já existiam modelos trabalhados com este material. A princesa Kate inovou em questão das mangas trabalhadas com renda que entra em evidência a partir de agora, pois várias noivas que vieram à feira depois do casamento procuraram vestido com manga e renda. Na minha opinião sobre o casamento real, a roupa foi perfeita, até porque Kate tem uma beleza natural, o vestido foi exatamente feito para ela, não teve exagero em nada. O casamento foi realizado de manhã e a renda francesa é perfeita para este horário, sem bordados com brilhos, somente a renda que dá sutileza ao momento - relata Rafael.

Acessório

A empresária da Arranjos Figueiredo, Silmara Figueiredo, afirma que a procura por coroas após o casamento aumentaram.

- Devido ao casamento real, as noivas estão procurando coroas como o principal arranjo para a cabeça - conta Silmara.

O empresário da Collection Noivas e Noivos, Ângelo Corrêa, diz que o fraque usado pelo pai da noiva e o vestido foram escolhas certas.

- A escolha da moda masculina para casamento depende do estilo da pessoa; se o homem for alto, pode usar túnica mais longa; se for baixo, o interessante é um modelo mais curto; se for gordinho, deve usar um traje com traços mais retos; se for magro, pode usar um traje com traços mais arredondados, como fraquete. Em função do vestido da princesa, muitas noivas procuraram réplica, com manga, decote discreto e véu. A escolha do modelo foi de bom tom - encerra.

Fotos: Rodrigo Bessa

O tamanho do véu varia de acordo com o gosto da noiva

a

O bordado em pedrarias continua em alta

a

O decote tomara-que-caia é a modelagem mais escolhida pelas noivas