Reinado inspira exposição fotográfica de moda

Criações feitas por alunos de Design de Moda integram o Festival da Primavera

Rodrigo Bessa

A linguagem e a estética do Reinado foram privilegiadas na exposição denominada “Intervenção 100” que aconteceu na dia 23 de setembro na lateral do Teatro Usina Gravatá, dentro do Festival da Primavera, que escolheu o “Divino Reinado” como tema neste ano.

A exposição de fotos é um trabalho dos alunos do 8° Período do Curso Superior de Design de Moda da FACED e teve concepção e desenvolvimento orientados pela professora e produtora de moda, Cáritas de Oliveira. Para colar as fotografias, foi usada a técnica “lambe-lambe”, tão presente na arte de rua, e como suporte, chapas de apresentação de cada imagem e intervenção artística de Marcelo Melo.

Foto: Higor Almeida

a


Para o aluno Geraldo Amaral, o trabalho de produção de moda e montagem da exposição somente aconteceu com ajuda dos parceiros.

- Se não fosse as parcerias, este projeto não sairia do papel. Acredito que esse foi o maior aprendizado deste trabalho. As fotos aconteceram com a contribuição de cada um sob liderança da professora da disciplina Produção de Moda. Começamos com uma pesquisa, depois vieram as parcerias com profissionais da área e finalmente a exposição, onde o público interagiu de forma positiva com o resultado final – relata Geraldo.

Foto: Higor Almeida

a

A aluna Andreize Alves Amaral afirma que o mais interessante de todo o trabalho foi descobrir novas possibilidades de fazer fotografia de moda.

- O que mais chamou atenção de todos foi o fato de trabalhar uma linguagem conceitual na fotografia de moda. Nós criamos uma nova leitura para o “Reinado”, de acordo com a orientação da professora, fugimos do óbvio com relação ao tema – expõe Andreize.

Foto: Higor Almeida

a

Carolina Rocha Veloso, outra aluna envolvida no projeto, pretende trabalhar com produção de moda após participar do trabalho.

- A partir desta experiência, decidi que pretendo trabalhar como produtora de moda. Durante as aulas, tivemos a oportunidade de vivenciar na prática o que aprendemos na teoria. O tema despertou o interesse de todos, pois trata da nossa cultura. Por este motivo, o público se identificou com as imagens na exposição – comenta Carolina.

Foto: Higor Almeida

a

Elementos

Segundo a professora, Cáritas de Oliveira, o trabalho é uma proposta interdisciplinar, pois envolve as linguagens da moda e das artes.

- Os elementos do Reinado, cores e formas foram a base para a construção de uma imagem e moda provocativa, aleatória e intuitiva. Elementos carregados de religiosidade e todos os excessos foram apresentados. As imagens propõem um questionamento estético sobre a tradição e o discorrer dos padrões e beleza vigentes ou tradicionais de nossa cultura. Trabalhamos com cores elétricas, profusão e elementos, maquiagem beirando ao circense, tendo em contrapartida a pele negra e perfeita dos modelos – conclui.

A exposição teve a curadoria de Cáritas de Oliveira e Isac Cunha, e a produção visual de João Fábio Soares. A fotografia é de Higor Almeida e os modelos Samira Reis e Geraldo Rodrigues, maquiagem de Kelson Mendonça, design gráfico de Márcio Moraes e registro de bastidores de Samsara Vídeo.