Estudantes mostram coleção no concurso Dragão Fashion Brasil 2012

Alunos do curso de Design de Moda ganha destaque na mídia nacional

Rodrigo Bessa

O grupo formado por seis estudantes do curso superior de Design de Moda da Faculdade de Arte e Design - Faced - está em Fortaleza neste final de semana para a última etapa do concurso Dragão Fashion Brasil 2012. Os trabalhos criados pelos alunos Fernanda Luiza Almeida, Frederico de Paula, Letícia Bueno, Nágella Nayane, Nando Goullarthy e Takin Rodrigues chamaram atenção da imprensa brasileira especializada em moda após o desfile. Especialistas no assunto comentaram na mídia sobre acabamento das peças e a valorização da identidade mineira.

Foto: Divulgação

a

A participação contou seis alunos de diferentes turmas do curso selecionados pelos professores orientadores. Os escolhidos ficaram sabendo do concurso às vésperas do Carnaval e aceitaram o desafio de trabalharam durante o feriado com pesquisa, criação e confecção de peças. Eles tiveram no máximo uma semana para confeccionista um vestido, fotografar o look e desenhar toda a coleção. Esses universitários foram os únicos escolhidos em Minas Gerais para participar do concurso nacional.

Grupo

Nágela Nayanne, aluna do sétimo período, revela como foi trabalhar a identidade mineira na coleção conceitual.

- A coleção tem como tema valorizar o estado de Minas Gerais. Os looks apresentados na passarela representam os costumes, a religião, geografia, riqueza e o artesanato. A partir do temática, a gente procurou textos e imagens que puderiam ser usadas como inspiração para a criação dos looks da coleção. Depois dessa pesquisa, decidimos os modelos e os materiais que seriam utilizados em cada peça, de modo às cores e os tecidos como rústico, algodão e chifon representassem a temática da coleção. O trabalho foi finalizado em última hora. Apesar do pouco tempo para terminar as produções, acredito que o fator mais importante da participação desse concurso é o reconhecimento do nosso trabalho - comenta Nágela.

Foto: Divulgação

a

O aluno do quinto período, Frederico de Paula, afirma que o processo de produção foi cansativo. Ao mesmo tempo, entretanto, ressalta que é gratificante participar em um grande evento de moda.

-  A banca julgadora composta por grandes nomes do mundo da moda ira classificar o grupo de uma faculdade brasileira. Confesso que foi bastante corrido, mas com a ajuda de grandes empresas de Divinópolis, professores da Faced e colegas do curso conseguimos chegar à final com um excelente resultado da coleção.  - expõe Frederico.

Foto: Divulgação

a

Nando Goullarthy, aluno do sétimo período, disse que tudo foi muito corrido desde a criação até produção de moda no estúdio fotográfico.

- Foi uma experiência singular, pois estivemos contatos com grandes profissionais da moda. Aprendemos muito com toda a produção do evento e realização do desfile. Digo que é como um holofote que ascende não só para a faculdade, mas para o mercado de designers de Divinópolis. Durante o evento, conversei com a imprensa, fashionistas e outras personalidades que não sabiam da existência do curso na região. Então penso também que foi uma forma de divulgar a instituição e o polo confeccionista. - conclui.

Foto: Divulgação

a